O que são produtos Clean Label ?

O que são produtos Clean Label ?

Natalia Trevizan

Tempo de leitura: 3 min

O Que São os Produtos Clean Label e Por Que Eles Estão Se Tornando Populares?

Nos últimos anos, os consumidores estão cada vez mais atentos aos rótulos dos alimentos que compram. Com a crescente demanda por produtos mais saudáveis e naturais, uma nova tendência tem ganhado destaque: os produtos conhecidos como clean label. Mas afinal, o que significa clean label e por que isso está se tornando tão popular?

O que é Clean Label?

O termo clean label vem do inglês e na tradução direta significa “rótulo limpo”. Na prática, não possui uma definição oficial ou regulamentada, mas geralmente se refere a alimentos que têm uma lista de ingredientes simples e fácil de entender, sem o uso de aditivos ou ingredientes artificiais. Esses produtos costumam evitar:

– Conservantes artificiais
– Aromatizantes e corantes sintéticos
– Aditivos como emulsificantes, estabilizantes ou espessantes
– Ingredientes geneticamente modificados (OGMs)

Basicamente, um produto clean label foca em ser transparente sobre o que contém, apresentando uma lista de ingredientes que o consumidor reconhece e entende. Um exemplo clássico seria uma barra de cereal com ingredientes como aveia, mel e frutas secas, ao invés de uma lista longa com nomes difíceis de pronunciar.

Por que os produtos Clean Label estão se tornando populares?

Existem várias razões pelas quais a tendência clean label está crescendo rapidamente:

1. Demanda por Transparência

Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o que estão colocando em seus corpos. A exigência por rótulos mais claros e fáceis de entender reflete uma busca por transparência e confiança nas marcas. Muitas pessoas estão rejeitando produtos com ingredientes artificiais e preferindo aqueles que parecem mais “naturais” e saudáveis.

2. Preocupações com a Saúde

A crescente preocupação com problemas de saúde como alergias, obesidade e doenças crônicas também impulsiona essa tendência. Ingredientes artificiais, como conservantes e corantes, são frequentemente vistos como vilões e estão associados, na percepção dos consumidores, a riscos para a saúde. Por isso, há uma procura por opções com ingredientes que soem “mais seguros” e menos processados.

3. Movimento por Sustentabilidade

Produtos clean label também estão frequentemente associados a práticas mais sustentáveis. Além de evitar ingredientes artificiais, muitas marcas que seguem essa tendência também optam por ingredientes orgânicos, não-transgênicos e de fornecedores que adotam práticas agrícolas mais sustentáveis.

4. Rótulos Simples Atraem

Rótulos simples e limpos são mais atraentes aos olhos do consumidor. Uma embalagem que mostra claramente o que o produto contém transmite uma imagem de pureza e qualidade, facilitando a escolha do consumidor na hora de comprar.

Conclusão

Para elaborar um rótulo clean label o principal é ter uma receita “clean”. Para isso você pode contar com uma consultoria especializada para saber quais modificações você deverá fazer em sua receita para manter o sabor e a qualidade do seu produto, mas optando por ingredientes que trarão ao seu produto final um aspecto de clean label.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre o nosso serviço de consultoria e tenha um produto clean label para vender com mais facilidade!

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS: O QUE É E QUEM PRECISA?

Um documento que descreve os procedimentos essenciais para a organização e higienização de estabelecimentos que manipulam alimentos.

Artigos relacionados:

Nos chame no whatsapp!